domingo, 8 de janeiro de 2012

A grandeza do dom recebido no batismo


O batismo assinala para sempre nossa pertença a Deus ao senhor e nos torna membros vivos do seu corpo místico, que é a Igreja.
Queridos amigos, doando-nos a Fé, o senhor concedeu-nos o que existe de mais precioso na vida,ou seja,o motivo mais verdadeiro e mais belo pelo qual viver: é pela graça que cremos e Deus,que conhecemos o seu amor,com o  qual ele deseja salvar-nos  e libertar-nos do mal. agora vós,caros pais e padrinhos madrinhas, pedis à igreja que receba no seu seio estas crianças, que lhes conceda o seu batismo; e formulais este pedido em função da dádiva da fé que vós mesmos por vossa vez, recebeste.

Sacramento que imprime caráter
 Juntamente  com o profeta Isaías,cada cristão pode repetir:O  Senhor plasmou- me desde o ventre materno, para ser seu servo( Isaías 49,15);assim presados pais, os vossos  filhos constituem um dom inestimável do senhor, que reservou  para si mesmo o coração deles, para  o poder cumular com o seu amor. Através do sacramento do batismo, hoje consagra-os  e chama-os a seguir  Jesus,mediante o cumprimento da sua vocação  pessoal , em conformidade com aquele particular desígnio  de amor  que o pai tem  em mente para cada um deles; meta desta peregrinação terrena será a plena comunhão com ele, na felicidade eterna. Recebendo o batismo,estas crianças
obtêm como dádiva um selo espiritual indelével,  o   caráter ,que assinala para sempre  a sua pertença ao Senhor e que os torna membros vivos  do seu corpo místico que é a Igreja. Enquanto começam a fazer parte do povo de Deus,para estas crianças hoje tem inicio  um caminho  de santidade e de conformação com Jesus,uma realidade que é inserida neles como  a semente de uma árvore maravilhosa,que de crescer.

O batismo às crianças recém nascida
Por isso,compreendendo a grandeza deste dom,desde os primeiros séculos houve o cuidado de conferir  o batismo às crianças recém nascidas. Sem duvida,depois será necessária uma adesão livre e consciente  a esta vida de fé e de amor,e por isso é  preciso que, após o batismo ,eles sejam educados  na fé e instruídos segundo a sabedoria da sagrada Escritura e os ensinamentos  da Igreja, de tal modo que se  desenvolva  neles o germe da fé que hoje recebem e possam alcançar a plena maturidade cristã. A Igreja, que os recebe entre  os seus filhos , deve  assumir a tarefa, juntamente com os pais e os padrinho,de acompanha-los ao longo deste caminho de crescimento. a colaboração entre comunidade cristã e família é mais necessária do que nunca  no atual contexto social,em
   que a instituição familiar é ameaçada de vários lados  e se encontra a enfrentar não poucas dificuldades na sua missão de educar na fé. A falta de referencias culturais estáveis e a rápida transformação à  qual a sociedade é submetida continuamente tornam  deveras árduo o compromisso educativo Por isso,é necessário que as paróquias se empenhem cada vez mais na assistência às famílias, pequenas Igrejas domésticas,na sua  atarefa de transmissão da fé.

(Excerto da homilia da Festa do batismo do Senhor ,9-1-2011).
(Esse texto foi tirado da revista, Arautos do evangelho.www.arautos,org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário