domingo, 15 de janeiro de 2012

A VOZ DO Papa. A oração de Jesus.

                                                                    .
                                                                               
                                                                      
                                                                 A oração de Jesus


A oração de Jesus diz respeito a todas as  fases do seu ministério e a todos  os seus dias. As dificuldades não a impedem. Quando as decisões  se fazem urgentes e complexas, ela torna -se mais prolongada e
intensa.Nas últimas catequeses refletimos sobre alguns exemplos   de oração no antigo testamento, e hoje  gostaria de começar a olhar para Jesus, para a sua oração, que atravessa  toda a sua vida, como um canal secreto que irriga  a existência, as relações e os gestos, e que  o guia, com firmeza  progressiva,rumo ao dom total de si mesmo, segundo o desígnio de amor de Deus pai.
                                                   
                                                          Jesus rezava  todos os dias,em todas as fases do seu ministério.
Jesus é o  Mestre também das nossas orações, alias,ele é o nosso sustento concreto e fraterno, cada vez que nos dirigimos ao  pai. Verdadeiramente como resume um titulo do  compêndio do catecismo da Igreja católica, a oração é plenamente  revelada  e realizada em Jesus(n.541-547).
A oração de Jesus diz respeito a todas as fases do seu ministério e a todos os seus dias. As dificuldades não a impedem.Alias os evangelhos deixam transparecer um hábito de Jesus, de transcorrer  em oração uma parte da noite. O evangelista Marcos  narra uma destas noites, depois do dia  pesado da multiplicação dos pães, escreve Jesus obrigou  logo os  seus discípulos para o barco e a irem  à frente, para o outro lado, rumo a Betsaida,enquanto ele próprio despedia a multidão. Depois de os ter despedido, foi ao monte para orar. Quando as decisões se fazem urgentes e complexas,a sua  prece torna-se mais prolongada e intensa. Na iminência da escolha dos doze Apóstolos,por exemplo, Lucas sublinha  a duração da oração preparatória de Jesus à noite: Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer a oração e passou toda a noite a orar  a Deus .Quando nasceu o dia, convocou os seus discípulos e escolheu doze dentre  eles aos quais deu o nome de Apóstolos 
( Lucas , 12-33).
Olhando para a oração de Jesus, em nós deve surgir uma pergunta: como  rezo eu, relação  como oramos nós? Que tempo dedico à relação com Deus?Tem -se hoje uma educação e formação suficiente  para a oração?
Na exortação apostólica Verbum Domini  falei sobre a importância da leitura orante da sagrada escritura. Reunindo o que sobressaiu na assembleia do sínodo dos Bispos, pus em evidência especial a forma específica da Lectio divina.
Ouvir,  meditar e silenciar diante do senhor que fala é uma arte,que se aprende praticando-a  com constâ ncia. Certamente, a oração é um dom, que todavia é necessário acolher; é obra de Deus, mas exige  o nosso compromisso  e continuidade e a constâcia são importantes.
                                                                   Os cristãos são chamados a tornar-se  testemunhas de oração.
                                                                    
                                                              
Precisamente a experiência exemplar de Jesus mostra que a sua oração, animada pela paternidade de Deus e pela comunhão do espírito  aprofundou-se  num exercício  prolongado ao Horto das Oliveiras e á cruz.
Hoje, os cristãos são chamados a tornar-se testemunhas de oração, precisamente porque o nosso  mundo se encontra  muitas vezes fechado ao horizonte e à esperança  que contém o encontro com Deus. Na profunda amizade com Jesus, e vivendo n Ele e com Ele a relação filial com o pai, através da nossa oração fiel e constante, podemos abrir janelas para o céu de Deus. Alias ao percorrer o caminho de oração, sem uma  consideração  humana, podemos ajudar  outros a percorrê-lo: também para a oração cristã é verdade que caminhando, se abrem veredas.
Amados irmãos e irmãs eduquemos-nos  para uma relação intensa com Deus para uma prece que não seja  esporádica, mas constante, cheia de confiança, capaz de iluminar  a nossa vida, como nos ensina  Jesus.
E peçamos-lhe  que possamos  comunicar  às pessoas que estão próximas de nós, aqueles  que encontramos  ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o senhor,luz para a nossa existência.
                                                          ( Excertos da Audiência geral. 30- 11-2011)
                                                                 Revista Arautos do evangelho.

2 comentários:

  1. ameii blog,é uma benção divina,que Deus possa continuar te abençõando Nelson para q seu blog e sua caminhada nunca acabem.bjss

    ResponderExcluir