sábado, 24 de dezembro de 2011

A CURA DO SERVO DO CENTURIÃO



MATEUS- 8.5,1O
                                                                            
                                                                             
                                                                      



                                        
 A conversão dos pagãos, nos primeiros decénios da Igreja,constituiu um serio; um serio problema; alguns imbuídos de ideias judaicas,pretendiam que, para receber o batismo os pagãos tinha que passar pelo judaísmo, fazendo-se circuncidar. Mas  a revelação permitira superar esse óbice  e os pagãos convertidos serão acolhidos na Igreja  sem o peso da lei mosaica. Com esta cura Jesus deita  uma semente que se desenvolverá  quando
o oficial , temente a Deus, receber o dom do espírito santo(.10,44-48).
V- 5. Quando Jesus entrou em cafarnaum , um centurião aproximou-se suplicando.
cafarnaum-Fica    a cerca de 35 km de Nazaré. Cafarnaum e o centro da atividade de Jesus na Galileia. Mateus 4,13 afirma que jesus na Galileia havia estabelecido sua residência em cafarnaum e em Mateus 9,1, ela e  chamada de sua cidade.
Jesus deu inicio ao seu ministério público, ensinando na sinagoga aos sábados (Marcos.1,23 ; Lucas 4,31). Foi em cafarnaum que ele curou o paralítico.
centurião- oficial comandante de cem homens. Ele ouviu falar dos milagres que  Jesus estava realizando ou pode também ele ter escutado Uma pregação de Jesus .
impulsionado pela fé no seu coração , ele vai ate a Jesus. A fé e a certeza que Deus vai agir conforme suas promessas.
V -6. Senhor o meu criado esta de cama , la em casa paralisado e sofrendo demais . Quando o centurião encontra -se com Jesus ele o chama de senhor.
No antigo testamento o titulo de senhor era reservado exclusivamente a Deus.
Ao ser aplicado a Jesus. afirma de forma eminente ,firma de forma muito eminente seu carater divino . confessar Jesus como senhor e crer na sua sua  divindade. o centurião reconhece a supremacia de Jesus sobre a sua vida
Ele respondeu : vou cura-lo . Jesus e maravilhoso ele cura, ele salva , ele liberta. Jesus te ama meu irmão, ele morreu na cruz para te salvar, você e amado de Deus.
V.8 Mas o centurião respondeu eu não sou digno de te receber-te sob meu teto  basta uma palavra e o meu servo será curado. O oficial sabe que Jesus que um judeu não pôde entrar na casa de um pagão.Se fosse preciso Jesus entraria na casa do oficial . jesus não veio chamar os justos mas os pecadores.
V. 9- Pois eu também sou subalterno e tenho soldados sob meu comando , e quando digo a um vai ele vai , e a outro vem ! ele vem;e quando digo ao meu servo:faz isto,ele o faz.
Ele faz subtender , A vos que será  senhor do mundo bastará mandar  doença e ela desaparecera .
Nem mesmo em Israel: o oficial mostra uma fé superior a dos filhos de Abraão .
V.10- Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse: aos que acompanhavam, em verdade , vos digo e  ninguém em Israel encontrei tanta fé.
Essa fé que jesus desde o principio da sua atividade (Marcos. 1,15 ) e que ele continuara a requerer sempre.
Jesus exige sobretudo por ocasião dos seus milagres( Mateus 17,20).
 Orá sem fé e impossível a agradar a Deus, pois pois para se achegar a ele e necessário que se crer primeiro que ele existe que e recompensa aos que procuram ( Hebreus.11,6).
A fé no mundo de hoje é um grande desafio, pois muitos só crêem em si mesmo, nas suas próprias capacidades, nos seus  próprios talentos , no seu dinheiro , nos seus planos, nas coisas que são palpaveis concretas.
V.11- Mas eu vos digo que muitos do oriente e do ocidente e se assentarão à mesa do reino de Deus no reino dos céus com Abraão e Jaco. 12 .enquanto aos filhos do reino,serão postos para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.
Enquanto os filhos do reino. Os judeus herdeiros naturais da promessas. Aqueles dentre eles não creram no Cristo verão os gentios tomarem seus lugares.
V. 13- Em seguida disse ao centurião vai! como creste, assim te seja feito! naquela mesma hora o criado ficou são.Jesus diz para nos se creres, veras a gloria de Deus.(João. 11, 40).
             Oração- Senhor,Jesus eu  não sou digno, mas eu creio basta  
 uma   palavra e a cura vai acontecer. Senhor nosso Deus e nosso pai. nesse momento eu te apresento os nossos irmãos internautas e suas famílias, te entrego cada realidade, e cada história,te pedimos que assim como o senhor realizou uma obra de cura na vida do servo do centurião manifesta o seu poder na vida dos irmãos, cura de toda enfermidade do corpo da alma e do espírito.  (colaboração no texto irmãos Adinam e Lili).  
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário