sábado, 17 de março de 2012

A voz do PAPA. A Eucaristia e o sim de Maria.

                                                       





 Deus assumiu de Maria o corpo humano  para entrar na nossa   condição mortal . Por sua vez, no final da existência terrena,  O corpo da virgem foi assumido no céu por Deus.


No evangelho deste domingo, Jesus apresenta-se  como o Pão vivo, isto é o alimento que contém a própria vida de Deus e é capaz de a comunicar a quem come dele o verdadeiro alimento que dá a vida, alimento realmente em profundidade. Jesus diz: Se alguém comer deste pão viverá eternamente;e o pão que eu hei de dar é a minha carne pela vida do mundo (Jo 6, 51). Pois bem, de quem assumiu o filho de DEUS esta sua carne, a sua humanidade concreta terrena? 
Assumiu da Virgem Maria. Deus assumiu dela o corpo humano  para entrar na  nossa condição mortal. Por sua vez,no final da existência terrena,o corpo da virgem foi assumido no céu por Deus e feito entrar na condição celeste. É uma espécie de intercâmbio, na qual  Deus tem sempre a iniciativa
plena mas, como vimos noutras ocasiões num, certo sentido, tem também  necessidade de Maria,do sim da criatura,da sua carne, da sua existência  concreta, para preparar a matéria do seu sacrifício: o corpo e o sangue,para oferecer na cruz como instrumento de vida eterna e,no sacramento e bebida espiritual,
Queridos irmãos e irmãs, o que aconteceu e Maria,é realmente  válido, de outros modos, também  para cada homem e mulhe,porque a cada um de nós Deus pede para acolher,para pôr à sua disposição o nosso coração e o nosso  corpo,toda a nossa  existência, a nossa carne - diz a Bíblia  para  que ele possa  habitar no mundo. Chama -nos a unir-nos a Ele no sacramento da Eucaristia, Pão partido para a vida do mundo, para formamos juntos a Igreja, o seu corpo histórico. E se dizemos sim, realiza-se  também  para nós e em nós este maravilhoso intercâmbio: somos assumidos na divindade daquele que assumiu a nossa humanidade.
  
           ( Excerto das palavras após o Angelus, em castelgandolfo, 16-8-2009)
 Arautos do Evangelho.
                                                   
                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário