sábado, 8 de fevereiro de 2014

Trindade Santa


O mistério da Santíssima Trindade é mistério central da nossa fé
 A Trindade, e una, não são três deuses, mas um só  DEUS  em três pessoas: A Trindade consubstancial a pessoa divina não se dividem entre  si a única divindade,mas cada uma delas por inteiro:
O Pai é aquilo que o filho, o filho é aquilo  que o pai,o espírito santo é aquilo que são o pai é o filho, isto é,um śo DEUS quanto a  natureza cada uma cada uma das três pessoas e esta realidade, isto é substancia e essência ou natureza divina. Há quem diga popularmente 1+1+1= 3, como que DEUS pai,DEUS filho, DEUS Espírito  Santo 1x1x1=1. Assim de desfaz a objecção mal concebida. A trindade e um mistério de fé no sentido estrito,um dos mistérios escondidos  em DEUS,  que não pode ser conhecidos se não forem revelados do alto,

Santo AGOSTINHO querendo compreender inteiramente o mistério  divino. Certa ocasião, passeava pela praia foi então que se encontrou com um menino brincando na areia,o menino fazia um trajeto  curto e repetitivo: com o copo na mão e continuamente ia e vinha enchia o copo a agua do mar e a despejava dentro de um pequeno buraco. Agostinho curioso perguntou  o menino o que ela pretendia com aquilo.O menino respondeu: que queria colocar toda agua do mar dentro do buraquinho.
O  santo respondeu que era impossível. O menino desconhecido argumento: E muito mas fácil o oceano ser transferido para este buraco, do que o mistério divino ser compreendido.

 O meu DEUS ,  trindade que adoro, ajuda-me a esquecer-me inteiramente
para firma-me em vós, imóvel e pacifico, como se minha alma já estivesse na eternidade que nada consiga perturbar minha paz nem fazer-me sair de vós, ó meu imutável, mas cada minuto me leve mais longe na profundidade do vosso mistério. Pacificai a minha alma fazei dela o vosso céu, vosso amada morada  e o lugar do vosso repouso. Que nela  eu nunca vos deixe só mas que eu esteja ai , toda inteira, completamente vigilante na minha Fé, toda adorante,toda entregue à vossa ação criadora(oração da bem aventurada Elisabete da Trindade).

A Santíssima trindade aparecem em algumas fórmulas marcantes: Ide e fazei com que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do pai e do filho e do Espírito Santo(Mateus 3,16).

Porque sois filhos, enviou DEUS em nossos corações o Espírito Santo(Efésios 2,18).

A salvação começou a ser anunciada pelo senhor,Depois foi-nos fielmente transmitida pelos  que a ouviram , testemunhando DEUS  juntamente com eles... Pelos Dons do Espírito Santo distribuídos segundo a sua vontade(Hebreus2,3).

A graça  do SENHOR  Jesus Cristo, o AMOR DE DEUS  e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós(2corintios13,13).

O Altíssimo, o SENHOR recobrirá com sua sombra(Lucas 1;35).                        

                     






 


Ref. Catecismo da Igreja Católica, Curso de iniciação teológica Escola Mater Ecclesiae, Concilio do Vaticano Primeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário