sábado, 27 de dezembro de 2014

A fieme certeza de ser amado por DEUS

                                                       



A firme certeza de ser amado por DEUS
perigosa é a tentação de adotar uma mentalidade
mundana, que induz a colocar nossa esperança apenas nos recursos humanos.

 As palavras do Salmo  minha carne e meu coração desfalecem;rochedo do meu coração e minha porção é DEUS para sempre!
(SL 73,26). Fazem-nos pensar na nossa vida. O salmista expressa ju
bilosa confiança  em DEUS. Todos sabemos que, mesmo se a alegria  não se expressa perigosa é a tentação  de adotar  uma mentalidade puramente funcional  da mesma forma em todos os momentos da vida, especialmente  nos momentos de grande dificuldade, sempre permanece pelo menos como um feixe  de luz que nasce da certeza  pessoal de sermos infinitamente amados.

Vossa alegria  está enraizada  na misericórdia de DEUS PAI

 A firme  certeza de ser amados por DEUS está no centro da vossa vocação: Ser para os outros um sinal tangível  da presença do REINO de DEUS, uma antecipação   das alegrias  eternas  do Céu.  Somente se o nosso  testemunho for alegre é que poderemos  atrair homens e mulheres para Cristo;  e esta alegria  é um dom que se alimenta  de uma vida de  oração, da meditação da palavra  de DEUS da  celebração dos Sacramentos e da vida comunitária, que é muito importante. Quando faltam estas coisas , aparecerão as fraquezas e dificuldades que obscurecem a alegria conhecida intimamente no início  do nosso caminho.
  Para vós, homens e mulheres consagrados  a DEUS, tal alegria está enraizada no mistério da misericórdia do pai  revelada  no sacrifício  de Cristo na cruz. Quer o carisma do vosso instituto  se oriente mais para a  contemplação, se volte mais para a vida ativa, o vosso desafio é tornar-vos especialistas  na misericórdia  divina  precisamente através  da vida em comunidade  sei, por experiência,  que a vida comunitária  nem sempre e fácil, mas é um terreno  providencial  para formação do coração. Não é realista  esperar  que haja conflito: Surgirão incompreensões  é ser preciso enfrentá-las.  Mas, apesar  destas dificuldades, na vida comunitária que somos  chamados  a crescer na misericórdia, na pacifista e na caridade perfeita.

DEUS quer os nossos corações

A experiência da misericórdia  de DEUS, alimentada  pela oração  e pela comunidade, deve  plasmar tudo o que sois  e tudo que fazeis . A  vossa castidade, pobreza e obediência  tornar-se-ão um testemunho jubiloso do amor de DEUS, na medida    em que permanecerdes firmes sobre a rocha  da sua misericórdia. Esta e a rocha. Verifica-se isto em particularmente no que se refere à obediência religiosa. uma obediência madura e generosa exige que que adirais  na oração a CRISTO, o qual, assumindo  a forma de servo,aprendeu  a obediência  por meio do sofrimento (cf. Perfecta caritatatis,n.14). Não há atalhos: DEUS  quer os nossos corações  por inteiro, isso significa  que temos  de nos desapegar de nos mesmos  sempre mais.
Uma experiência  viva da primorosa misericórdia  de DEUS sustenta  também o desejo  de alcançar aquela caridade  perfeita que brota  da pureza  de coração. A castidade exprime  a vossa exclusiva  ao amor de DEUS, que é a  rocha dos nossos corações.Todos sabemos  quanto empenho  pessoal  e exigente  isso comporta! As tentações  neste campo requerem confiança  humilde  em DEUS, vigilância, e perseverança  e abertura  do coração ao irmão sábio  ou  irmã sábia,  que o senhor colocou  no nosso caminho me.

Evitai aquilo  que possa causar escândalo

 Através do conselho evangélico  da pobreza, sereis capazes  de reconhecer  a misericórdia de DEUS  não apenas como fonte  de fortaleza,  mas como tesouro. Parece  uma contradição , mas por ser pobre  significa  encontrar um tesouro. Mesmo se estamos cansados, podemos oferecer-lhe  os nossos  corações  carregados de pecados  e fraquezas; nos momentos em que nos sentimos mas fracos,  podemos encontrar Cristo, que se fez pobre  para que nos tornássemos  ricos(cf IICor8,9). Esta necessidade  fundamental que temos de ser perdoados  e curados  é, em si mesma uma forma  de pobreza  que nunca deveríamos  esquecer, não obstante  todos os progressos  feitos a  virtude.
 Além disso,  a pobreza  deve encontrar  expressão concreta no vosso estilo de vida, tanto pessoal  como comunitário; penso de modo particular na necessitade  de evitar todas as coisas que vós possam distrais  e causar  confusão e escândalo  nos outros. Na vida consagrada,a  pobreza tanto é  um muro como uma mãe  porque  protege  a vida  consagrada, e uma mãe porque a ajuda  a crescer  e a conduz pelo justo  caminho. A hipocrisia de quantos- homens e mulheres  consagrados - professam  o voto a pobreza  mas vivem  como ricos , fere as almas dos fiéis  e prejudica a Igreja.
Pensai  também  como é perigoso  a tentação  de adotar  uma  mentalidade  puramente funcional  e mundana, que induz a colocar na nossa esperança  apenas  nos recursos humanos, e destrói  o testemunho  de pobreza que nosso senhor JESUS CRISTO  viveu e nos ensinou. E, a este respeito, agradeço ao Padre Presidente, e à irmã  Presidente, por terem justamente falado  do perigo que a globalização e o consumimos trazem à pobreza religiosa Obrigado!

Sede zelosos no amor  pela IGREJA na Coreia

 Queridos  irmãos e irmãs com grande humildade, fazei tudo o que puderdes  para demonstrar  que a vida consagrada  é um dom precioso para a Igreja  e para  o mundo. Não o guardeis  só para vós mesmos; partilhai-o , levando  Cristo  a todos os cantos deste amado país, Deixai que a vossa alegria  continue a encontrar  expressão nos nossos esforços  por atrair e cultivar VOCAÇÕES,reconhecendo que todos vós  colaborais para  para formar os homens e mulheres consagrados que virão depois  de vós, amanhã. Que vós dediqueis à vida  contemplativa, quer  avida apostólica, sede zelosos no amor  pela Igreja  na Coreia  e no desejo de contribuir,  através  do vosso carisma específico, para missão  de proclamar o Evangelho  e edificar  o povo de DEUS  na unidade, na santidade e no amor.
  Confio-vos a todos, especialmente  aos membros idosos  e enfermos  das vossas comunidades de coração  lhes envio  uma especial saudade.Confio-vos aos cuidados amorosos de Maria, MÃE da Igreja, e de coração dou- a bênção: Abençoe-vos DEUS  todo poderoso Pai, Filho e Espírito Santo.

                                                         

 Discurso no encontro com as comunidades Religiosas
da Coreia,16-8-2014.Arautos do Evangelho.