sábado, 26 de novembro de 2016

A voz do Papa

                     
                                      




Tenha-nos como coisas preciosas


Eu vos rogo, mais encarecidamente  do que por mim  mesmo que quando for preciso e julgardes oportuno, humildemente supliqueis  aos clérigos, que sobre todas as coisas  honrem o Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e os escritos em que se encontram  os seus Santos nomes e suas Santas palavras  da consagração  do seu corpo. Os cálices, os corporais, os ornamentos do altar e tudo quanto pertence ao Sacrifício, tenho como coisas preciosas.
E se, nalguma parte, o Santíssimo Corpo do Senhor  estiver  com muita pobreza  abandonado, que eles, como manda a Igreja, o coloque em lugar precioso e bem  guardado, com grande  veneração  o transladem e com discrição o administrem aos outros, E também aos escritos com os nomes e palavras do Senhor, onde quer que encontrem em lugares impróprios, os recolham e coloquem em lugares decentes,
E em todas as pregações que fazeis, exortais o povo a penitência  e lembrai  que ninguém  se pode  salvar  sem receber o Santíssimo  Corpo e Sangue do Senhor  (Jo 6, 54 ). E quando  o Sacerdote  sacrifica  no altar e leva a qualquer  parte  o Corpo  do Senhor, todos, de joelho, rendam louvores, gloria e honram ao Senhor, Deus vivo e verdadeiro, E sobre todo louvor que lhe é devido, anuncia a todas gentes  e pregai que, a toda hora  e quando tocam os sinos , sempre todo o povo, por toda a terra. prestes  homenagem  e ação de graças  ao Deus todo- poderoso.
                                    São Francisco de Assis
                         Da primeira carta aos custódios