terça-feira, 6 de setembro de 2016

A voz do Papa Testemunho de um rei


                                         




Filho caríssimo, eu te exorto, em primeiro lugar, a que ames o Senhor teu DEUS com todo o teu coração e com todas as tuas forças; sem isto não há Salvação.

 Filho, deves evitar tudo o que sabes  ser ofensa a DEUS, isto é, todo o pecado mortal, de tal modo que prefiras  sofrer todos os tormentos do martírio a cometer um só pecado mortal.


Sê misericordioso para com os pobres os infelizes e os aflitos e, segundo as tuas posses, ajuda-os  e reconforta-os. Dá   a graça  a DEUS  por todos os seus benefícios, a fim de seres  digno  de receber   outros maiores. Sê justo para com os súditos, sem nunca te desviares da linha reta da justiça, nem para a direita nem para a esquerda; coloca-te sempre  mais do lado do pobre  que do rico, até averiguares com certeza  de que lado está verdade. Sê diligente em procurar que todos os teus súditos  vivam em paz e justiça eclesiásticas e religiosas.


 Sê dedicado e obediente  para com a nossa mãe, a  Igreja Romana, e para com o Sumo Pontífice, nosso pai espiritual Esforça-te por erradicar do teu território  toda espécie de pecado, principalmente  as blasfêmias e as heresias.


 Filho caríssimos, para terminar, eu te dou toda BENÇÃO que um pai  piedoso pode dar a seu filho. A Santíssima trindade  e todos  os santos te guardarem  de todo mal. O senhor te conceda a graça de cumprires sempre a sua vontade, servindo-o e honrando-o  de tal modo  que depois desta vida  todos nós possamos vê-lo, amá-lo e louva-lo sem fim AMEM.


(Excertos do testamento espiritual de São Luis XI)

Arautos