sábado, 9 de novembro de 2013

A voz do Papa Ide sem medo, para servir








Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão quem que evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe alegria.

Ide e fazei discípulos entre todas as nações. Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: Foi bom participar nesta jornada mundial da juventude, vivenciar a Fé junto com jovens vindos  dos quatros cantos da terra, mas agora você deve ir transmitir  esta experiência aos demais. Jesus o chama a ser um discípulo em missão! Hoje,  à luz da palavra  de  DEUS que acabamos de ouvir, o que diz o Senhor? Que nós diz o Senhor? três palavras;  ide, sem medo, para servir.

O Senhor quer  que todos sintam o calor da misericórdia

Ide. Durante estes dias, aqui no Rio, vocês puderam fazer  a bela experiência de encontrar JESUS e de encontrá-lo juntos, sentindo alegria da Fé. Mas a experiência deste encontro não pode ficar tranca fiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia,  do movimento, da comunidade de vocês. Seria com cortar o oxigénio a uma chama  que arde. A Fé é uma chama que se faz tanto mais viva mais partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar   e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida é da História(cf Rm10,9).
Mas. atenção! Jesus não disse: se vocês  quiserem, se tiverem tempo, vão; mas disse: Ide fazei discípulos entre todas as nações. Partilhar a experiência da FÉ, e testemunhara a fé anunciar o Evangelho e o mandato que o senhor confia a toda a Igreja  também a você. É uma ordem, sim; mas não nasce da vontade de domínio, da vontade de poder. Nasce da força do amor, do fato que Jesus foi quem veio primeiro para  junto de nós  e não nos deu somente um pouco de  Si, mas se deu  por inteiro. Ele deu sua vida para nos salvar e nós mostrar o amor e a misericórdia de DEUS. JESUS não nos trata como escravos, mas como pessoas livres, mas como  amigos, como irmãos; e não somente nos envia,mas nos acompanha, esta sempre  juntos de nós nesta missão de AMOR.
 Para onde JESUS nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. E para todas as pessoas, Não tenham medo de ir levar  CRISTO  para todos os ambientes, até as periferia, existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, que   sintam o calor de sua misericórdia  e do seu amor.
De forma especial, queria que este mandato de Cristo - Ide - ressoasse em vocês jovens da Igreja da América Latina, comprometidos com a missão continental promovida pelos Bispos. O Brasil, a América Latina, o mundo precisa de Cristo!
Paulo exclama: Ai de mim se eu não pregar o EVANGELHO!(I cor 9,16).
Este continente  recebeu o anuncio do EVANGELHO, que marcou o seu caminho e produziu fruto. Agora este anuncio é confiado também a você para que ressoe com força renovada. A IGREJA precisa de você, do seu entusiasmo, da criatividade e da alegria que caracterizam! Um grande Apóstolo do Brasil, o bem aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha dezenove anos! Sabe qual é o melhor  instrumento  par  evangelizar os jovens? outro jovem! Este e o caminho a ser percorrido por vocês

  Não tenham medo! CRISTO vai a nossa a frente 

Sem medo. Alguém poderia pensar. Eu não tenho nenhuma preparação especial, como é que posso ir e anunciar o Evangelho? Querido amigo, esse seu temor não e muito diferente do sentimento que teve Jeremias - acabamos de ouvi-lo na leitura - quando foi chamado por DEUS para ser profeta: Ah! SENHOR eu não  sei falar, sou muito novo.DEUS responde a vocês com as mesmas palavras dirigidas a Jeremias: Não tenhas medo... pois estou contigo para defender-te (Jr 1,18). DEUS está connosco!
Não tenha medo! Quando vamos anunciar Cristo, ele mesmo vai à nossa frente e  nós guia. Ao enviar seus discípulos em missão,Jesus prometeu:Eu estou com vocês  todos os dias (Mt 28,20 ). E isto é verdade também para nós! Jesus nunca deixa ninguém sozinho ! sempre nos acompanha. Além disso  Jesus não disse: Vai mas  ide: somos  em  enviados    em   grupo. Queridos jovens sintam a companhia de toda Igreja e também a comunhão dos santos nesta missão.Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos. Jesus não chamou os Apóstolos para que vivessem isolados  chamou os para que formassem um grupo, uma comunidade.
Queria dar uma palavra também vocês queridos Sacerdote,que com-celebram comigo está Eucaristia: vocês vieram acompanhado os seus jovens, e é uma coisa bela partilhar esta experiência  de FÉ! Certamente isso os rejuvenesceu a todos, todos. O jovem contagia-nos  com a sua juventude. Mas esta é apenas uma etapa do caminho. Por favor continuem acompanhando os jovens com generosidade e alegria, ajudem-lhes a se comprometer ativamente  na Igreja; que eles nunca  se sintam sozinhos! E aqui desejo agradecer cordialmente  aos grupos de pastoral juvenil, aos movimentos e novas comunidades que acompanham os jovens na sua experiência de serem Igreja, tão criativos e tão audazes. sigam em frente e não tenham medo!

 Evangelizar significa supera os nossos egoísmo, significa servir

A ultima palavra:para servir.No inicio do salmo proclamado, escutamos estas palavras: cantai ao SENHOR DEUS um canto novo ( Salmo 95,1). Qual é este canto novo? Não são palavras, nem uma melodia,mas é o canto da nossa vida se identifique com a vida de jesus, e ter os seus sentimentos, os seus pensamentos, e as suas ações. E  a vida de JESUS é uma vida para os demais. É uma de serviço.
São Paulo, na leitura que ouvimos há pouco, dizia: Eu me tornei Escravo de todos, a fim de ganhar o maio numero possível ( 1cor 9,19). Para anunciar JESUS,Paulo fez-se escravo de todos. Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de DEUS, significa superar os nossos egoísmo,significa servir, inclinando-nos  para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez JESUS.
Três palavras: estas três palavras vocês experimentarão  que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite  a alegria da FÉ, recebe mais alegria da FÉ. Queridos jovens  regressando às suas casa não tenham medo  de ser generosos  com CRISTO, testemunhar o seu evangelho. Na primeira leitura , quando DEUS envia o profeta Jeremias , lhe dá o poder de extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir, e plantar (Jr 1,10).
E  assim é também para vocês. Levar o Evangelho é levar a força de DEUS, extirpar e destruir o mal a violência; para devastar  e derrubar  as barreiras do egoísmo , da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo. Queridos jovens , JESUS Cristo conta com vocês! A Igreja conta com vocês! o PAPA conta com vocês! QUE Maria , mãe de JESUS nossa mãe , os acompanhantes  sempre com a sua ternura: Ide e fazei discípulos entre todas as nações.

        Homilia na santa missa para a XXVIII JMSJ, 28-07- 2013. Arautos do Evangelho.