sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A voz do Papa. A liturgia e obra de CRISTO através da Igreja






   
                   


           Só celebraremos e viveremos bem a liturgia se permanecermos em atitude de oração, unindo-nos ao mistério de CRISTO e ao seu diálogo de filho com o pai.

Nestes meses percorremos um caminho à luz  da palavra de DEUS,para aprender a rezar de modo cada vez mais autêntico,inspirando-nos em algumas grandes figuras do antigo testamento, nos salmos, nas carta de São Paulo e no Apocalipse, mas sobretudo, considerando a experiência singular e fundamental de JESUS, na sua relação com o pai celestial. Na realidade, só em CRISTO O HOMEM  se torna capaz de se unir a DEUS com a profundidade e a intimidade, de um filho em relação a um pai que o ama,só nele nós podemos dirigir-nos em toda a verdade a DEUS, chamando-nos  carinhosamente: Abá PAI!

            As duas escolas que ensinam a rezar: as escrituras e liturgia

              Podemos perguntar-nos: como posso deixar-me formar pelo Espírito Santo e assim tornar-me
capaz de entrar na atmosfera de DEUS , orar com DEUS? Qual é esta escola na qual Ele me ensina a rezar, vem em ajuda da minha dificuldade de me dirigir de modo justo a DEUS? A primeira escola para a oração é  a palavra de DEUS, a sagrada escritura.
A Sagrada Escritura é um diálogo permanente entre DEUS e o homem,um diálogo progressivo no qual DEUS se mostra cada vez mais perto, no qual podemos conhecer sempre melhor a sua face, a sua voz  e o seu ser, e o homem aprende a aceitar que conhece DEUS, a falar DEUS. Portanto nestas semanas, lendo as  
a sagrada escritura, procuramos  a aprender como podemos entrar em contato com DEUS  a partir da escritura, deste diálogo permanente.
Existe um espaço precioso, mais uma fonte inestimável para crescer na oração, uma nascente de água viva em relação estreitíssima com a precedente. Refiro-me à liturgia, que constitui  um âmbito privilegiado no qual
DEUS fala a cada um de nós,  aqui e agora, e espera a nossa resposta.
                   
  A Liturgia é obra de CRISTO.

O catecismo indica que na tradição cristã ( a palavra liturgia) quer dizer que o povo de DEUS  (n. 1069), uma vez que o povo de DEUS como tal só existe por obra de DEUS.Mas podemos perguntar-nos: qual é esta obra de DEUS, na qual somos chamados  a participar?
Aparentemente, a reposta  que nos oferece a constituição conciliar sobre a sagrada liturgia é dupla. com efeito,no número 5 indica-nos que a obra de DEUS são as suas gestas históricas, que nos trazem a salvação, que culminaram na morte e ressurreição e ressurreição de JESUS CRISTO;  mas o número 7, a mesma constituição define precisamente a celebração como obra de CRISTO.
Na realidade, estes dois significados estão inseparavelmente interligados. Se  nos perguntar-nos quem salva o mundo e o homem, a única  resposta  é:    JESUS  de Nazaré, Senhor e  CRISTO,    crucificado e ressuscitado. E  onde se torna atual   para  nós, para mim  hoje, o mistério da morte e ressurreição  de  CRISTO, que traz  Salvação?
A  resposta é:   na obra de  Cristo  através da Igreja, na liturgia, em particular  no Sacramento da Eucaristia; que torna presente a oferta sacrifical do filho de DEUS, que nós redimiu;  no  sacramento da Reconciliação, no qual se passa da morte do pecado para a vida nova;  e nos outros atos   sacramentais  que nos santificam  (Presbyterorum  ordinis , n.).

Condição para uma boa celebração litúrgica

  A primeira exigência  para uma  boa  celebração  litúrgica é que   seja oração, diálogo com DEUS, antes de tudo escuta e depois reposta.  Na sua regra  , falando sobre a oração dos salmos, São Bento indica aos monges: mens concordet voci, a mente concorde com a  voz ,  O Santo ensina que na oração  dos Salmos as palavras  devem preceder a nossa mente.
    Geralmente não acontece assim;   antes, devemos pensar e depois aquilo que pensamos transforma-se em palavra. Mas na liturgia,   contrariamente, é a palavra que  precede. DEUS concedeu-nos a palavra  e a Sagrada Liturgia,oferece-nos as palavras;  nós devemos  entrar  nas palavras, no seu significado,   acolhê-las    em nós,   em sintonia com estas palavras;  é assim que nós tornamos  Filhos de DEUS, semelhantes a DEUS.
Como recorda  a Sacrosanctum concilium,   para garantir a plena  eficácia da celebração   ´e necessário,   porém, que os fiéis  celebrem a liturgia    com retidão de espírito,  unam a sua mente        às palavras que pronunciam, cooperem  com a graça de DEUS, para não acontecer de a receberem em vão (n.11). Elemento fundamental e primário do diálogo com DEUS na liturgia é a concordância entre o que pronunciamos com os lábios e aquilo que trazemos no coração. Entrando nas palavras da grande história da oração, nós mesmos somos conformados com o espírito destas palavras tornando-nos capazes de falar de DEUS.

Elevemos os nossos corações

Nesta linha, gostaria de referir-me unicamente a um dos momentos que durante a própria Liturgia, nos chama e nos ajuda a encontrar tal concordância, este conformar-nos com o que ouvimos, dizemos e realizamos na celebração da liturgia. Refiro-me ao convite que formula o celebrante antes da prece eucarística: Sursum corda , elevemos os nossos corações, para fora do enredo das nossas preocupações, dos nossos desejos dos nossos desejos, das nossas angustia e da nossa distração: O nosso coração, o íntimo de nós mesmos, deve abrir-se docilmente a palavra de DEUS e recolher-se na oração da IGREJA,
afim de receber  sua orientação  para DEUS das próprias  que ela ouve e pronuncia. O olhar do coração deve dirigir-se ao SENHOR, QUE se encontra no meio de nós: é uma disposição fundamental.
Só celebramos e vivemos bem a liturgia, permanecermos em atitude orante, e não quisermos realizar algo, fazer-nos ver ou agir,mas se orientarmos o nosso coração para DEUS e estivemos em atitude de oração, unindo-nos ao mistério de CRISTO e ao seu dialogo de filho com o Pai. É o próprio  DEUS que nos ensina a rezar, afirma São Paulo ( cf 8,26).Foi ele mesmoque nos concedeu as palavras adequadas para nos dirigirmos a Ele, palavras que não encontram no Saltério, nas grandiosas preces da Sagrada liturgia e na própria celebração Eurística.
Oremos ao SENHOR para estarmos cada dia mais conscientes de que a liturgia é obra de DEUS e do homem: oração que brota do espírito Santo e de inteiramente dirigida ao pai , em união com o filho de DEUS  que se fez homem ( CF CCE . N 2.564).
(Excertos da Audiência Geral, 26-12-2012). Arautos do Evangelho.


                                                            ,