sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A voz do Papa. Rainha do universo.



                                    




Como exerce Maria sua realeza de serviço e amor? Velando sobre nós, seus filhos: Os filhos  que se dirige a ela na oração, para lhe pedir sua tutela maternal  e sua celestial ajuda.

Celebra-se hoje a memoria litúrgica da bem-aventurada virgem Maria invocada com o título: Rainha . É uma  festa de instituição  recente,embora sejam antigas  a sua origem e devoção.

Mas agora perguntemo-nos: o que quer dizer Maria Rainha? É só um título unido a outros, a coroa um ornamento com outros? O que quer dizer?  O que é esta realeza? Como já indicou é uma consequência  do seu estar  no céu, isto é, em comunhão com Deus;  Ela participa  na responsabilidade de  Deus pelo mundo e no amor de Deus pelo mundo.


JESUS foi proclamado Rei na cruz.

Existe uma ideia vulgar, comum,de rei ou rainha: Seria uma pessoa com poder e riquezas. Mas este não é o tipo de realeza de Jesus  e o de Maria.Pensemos no Senhor: A realeza, o ser rei de Cristo está imbuído  de humildade,é serviço e amor: é sobretudo servir, ajudar e amar.
Recordemos que Jesus foi proclamado rei na cruz com esta inscrição redigidas por pilatos: rei dos judeus(cf Mc. 15;26). Naquele momento  na cruz  mostra-se que ele é rei; como rei? Sofrendo conosco,por nos, amando até o fim, e assim governa e cria verdade, amor e justiça. Ou pensemos  também noutro momento: na ultima ceia inclina-se para lavar os pés aos seus. Portanto a realeza de Jesus nada tem a ver com a dos poderosos  da terra. É um rei que serve os seu servidores; assim demonstrou durante a sua vida.
E o mesmo é valido para Maria: é rainha ao serviço de DEUS e da comunidade, é rainha ao serviço de Deus é da humanidade, é rainha do amor que vive o dom de si a DEUS para entrar no desígnio da salvação do homem. Ao Anjo, responde: Eis me, sou a serva do Senhor ( cf Lc 1,38), e no magnificat canta: Deus considerou a humildade da sua serva ( cf. Lc 1,48). Ela auxilia-nos. É rainha precisamente  amando-nos, ajudando-nos, em todas as nossas necessidades: é a nossa irmã e serva humilde.
                    Confiemos á rainha celeste
E assim já chegamos ao ponto: como exerce Maria  esta realeza de serviço e amor? Velando sobre nós, seus filhos: os filhos que se dirigem a Ela na oração, para lhe agradecer ou para lhe pedir  a sua tutela maternal e sua ajuda celestial, talvez depois de se ter extraviado pelo caminho, oprimidos pela dor ou angústia, pelas vicissitudes  tristes e difíceis da vida. Na serenidade ou na escuridão da existência, dirijamos a Maria, confiando-nos à sua intercessão contínua, para que do filho nos possa alcançar toda a graça e misericórdia necessárias para o nosso peregrinar ao longo das sendas do mundo.
Àquele que rege o mundo e tem nas suas mãos o destino do universo dirijamos  nos confiantes,por meio da Virgem Maria. Ela, desde há séculos, e invocada como rainha dos céus; oito vezes, depois da recitação do santo rosário, é implorada nas ladainhas lauretanas como rainha dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos mártires, dos confessores, das virgens, de todos os santos é das famílias. O ritmo destas antigas invocações e preces diárias, como a Salve Rainha, ajuda-nos  a compreender que a virgem Santa, como nossa  MÃE ao lado do filho Jesus na glória do céu, está sempre conosco, no curso do cotidiano da nossa vida.
Portanto, Rainha é titulo de confiança, alegria e amor, E sabemos que aquela que tem nas suas mãos  em parte o destino do mundo é boa, nos ama e nos ajuda  nas nossas dificuldades.
Caros amigos, a devoção  a Nossa Senhora é um elemento importante da vida espiritual. Na nossa oração não cessemos de nos dirigir com confiança a Ela. Maria não deixara de interceder por nos junto do seu filho. Olhando para ELA, imitemos a fé, a disponibilidade completa ao desígnio de amor de DEUS, o acolhimento generoso de JESUS. Aprendamos a viver de MARIA. MARIA é a rainha do céu próxima de DEUS, mas é também a mãe que está perto de cada um de nós, nós ama  é ouve a nossa voz.



( Exertos  da audiência em Castel Gandolfo, 22-8-2012). Arautos do Evangelho.