A nova Evangelização começa também no confessionário!
Se na celebração do sacramento da reconciliação os fieis tiverem uma
experiência real da Misericórdia de Jesus, tonar-se-ão testemunhas críveis daquela santidade que é o objetivo da nova Evangelização.
Em que sentido do a confissão sacramental é via para a nova Evangelização?
Só quem se deixou renovar pela graça pode anunciar o Evangelho
Antes de tudo porque a nova evangelização haure linfa vital da santidade dos filhos da Igreja, do caminho cotidiano de conversão pessoal e comunitária, para se conformar cada vez mais profundamente com Cristo. E existe um estreito vínculo entre santidade e Sacramento da reconciliação testemunhado por todos os Santos ao longo da História. A conversão real dos corações, consistente em abrir-se á ação transfomadora e renovadora de Deus é o momento de toda reforma e traduz -se numa verdadeira força evangelizadora. Na confissão, por obra gratuita da Misericórdia, divina, o pecador arrependido é justificado, perdoado do homem novo. Só quem se deixou renovar profundamente pela graça divina pode trazer em si mesmo e, portanto, anunciar a novidade do Evangelho.
Sereis colaboradores e protagonistas de muitos novos inícios
Caros sacerdotes e estimados diáconos que vos preparais para o presbiterato, deste Sacramento vos é dada, a possibilidade de serdes instrumentos de um encontro sempre renovado dos homens com Deus. Aqueles que recorrerão a vós,precisamente pela sua condição de pecadores, experimentarão em si mesmos um que o seu próprio coração havia si- tocado
Zelo das almas, uma expressão fora de moda
A ultima palavra- chave à qual ainda gostaria de aludir, chama-se Zelo
pelas almas ( animarum zelus).
Em certos ambientes, o termo alma é até considerado uma palavra proibida,porque - diz-se - exprimiria um dualismo entre corpo e alma, cometendo o erro de dividir o homem. Este é, certamente, uma unidade destinada com o corpo e alma, à eternidade. Mas não se pode deduzir daí a não existência da alma, princípio constitutivo que garante sua vida e para além da sua morte terrena.
Enquanto sacerdotes nos preocupamos, naturalmente, com o homem inteiro, incluindo suas necessidades físicas: com o famintos, doentes e desabrigados. Contudo, não nos preocupamos apenas com as necessidades da alma: Com as pessoas que que sofrem devido à violação dos seus direitos ou por um amor desfeitos; com aquelas que, no concernente à verdade, se encontram na escuridão; com as que sofrem por falta de de verdade e de amor.
Preocupamo- nos com a salvação dos homens em corpo e alma.E,enquanto sacerdotes de Jesus Cristo, fazemo-lo com zelo. Jamais as pessoas devem ter a sensação de que cumprimos conscienciosamente nosso horário de trabalho, mas antes e depois nos pertencemos apenas a nós mesmos.
Um sacerdote nunca se pertence a si mesmo. As pessoas devem notar o zelo, através do qual damos um testemunho crível do evangelho de Jesus Cristo. Peçamos ao senhor que nos encha da alegria sua mensagem, afim de podemos servir, com jubiloso zelo, sua verdade e seu amor. Amem.
( Homilia na Santa Missa Crismal, 5-4-2012- Tradução Arautos do Evangelho)