sábado, 17 de março de 2012

A voz do PAPA. A Eucaristia e o sim de Maria.

                                                       





 Deus assumiu de Maria o corpo humano  para entrar na nossa   condição mortal . Por sua vez, no final da existência terrena,  O corpo da virgem foi assumido no céu por Deus.


No evangelho deste domingo, Jesus apresenta-se  como o Pão vivo, isto é o alimento que contém a própria vida de Deus e é capaz de a comunicar a quem come dele o verdadeiro alimento que dá a vida, alimento realmente em profundidade. Jesus diz: Se alguém comer deste pão viverá eternamente;e o pão que eu hei de dar é a minha carne pela vida do mundo (Jo 6, 51). Pois bem, de quem assumiu o filho de DEUS esta sua carne, a sua humanidade concreta terrena? 
Assumiu da Virgem Maria. Deus assumiu dela o corpo humano  para entrar na  nossa condição mortal. Por sua vez,no final da existência terrena,o corpo da virgem foi assumido no céu por Deus e feito entrar na condição celeste. É uma espécie de intercâmbio, na qual  Deus tem sempre a iniciativa
plena mas, como vimos noutras ocasiões num, certo sentido, tem também  necessidade de Maria,do sim da criatura,da sua carne, da sua existência  concreta, para preparar a matéria do seu sacrifício: o corpo e o sangue,para oferecer na cruz como instrumento de vida eterna e,no sacramento e bebida espiritual,
Queridos irmãos e irmãs, o que aconteceu e Maria,é realmente  válido, de outros modos, também  para cada homem e mulhe,porque a cada um de nós Deus pede para acolher,para pôr à sua disposição o nosso coração e o nosso  corpo,toda a nossa  existência, a nossa carne - diz a Bíblia  para  que ele possa  habitar no mundo. Chama -nos a unir-nos a Ele no sacramento da Eucaristia, Pão partido para a vida do mundo, para formamos juntos a Igreja, o seu corpo histórico. E se dizemos sim, realiza-se  também  para nós e em nós este maravilhoso intercâmbio: somos assumidos na divindade daquele que assumiu a nossa humanidade.
  
           ( Excerto das palavras após o Angelus, em castelgandolfo, 16-8-2009)
 Arautos do Evangelho.
                                                   
                                                          

A voz

sábado, 10 de março de 2012

Os Anjos.

                                                     
                                                       

 Assim como nesta existência  terrena, preocupam-se os pais em colocar juntos aos seus filhos  alguém que os proteja e ajude  nas adversidades,quando eles precisam empreender  uma viagem cheia de ciladas e obstáculos;do mesmo modo, o pai dos céus  encarregou os Santos  Anjos de solicitamente nos ajudar
 e proteger durante  nossa viagem  rumo à Pátria celestial, para cada um de nós  poder evitar os  ardis,  dominar  as paixões e,guiados  por eles, nunca a abandonar  a via reta e segura que conduz ao Paraíso.

                                                     
                        ( João vinte XXIII, discurso de 2 de Outubro de de 1960)
    (Arautos do Evangelho).
                                                     

sábado, 3 de março de 2012

vencendo a depressão

O que é depressão?
A depressão é uma doença que deve ser levada mais a sério, acompanha milhares de pessoas de todas as idades. É uma doença do espírito mais do que do corpo. É um estado emocional de tristeza, desanimo até o abatimento total diante da vida.
                                            
                                          
                                                              


Por que te deprimes ó minha alma, e te inquietas dentro de mim (  SALMO 41,12 ).      
                                                    

A depressão é um dos grandes assassinos  do mundo  atual,diz que e a principal causa de morte de nossa época.Cardeal Javier Lozano. congresso internacional sobre a doença da depressão ano, 2003 Vaticano.
                                                           
 Nós aprendemos desde criança a andar de bicicleta, a escovar os dentes, tomar banho etc. Mas não aprendemos a lidar com as nossas emoções.

                                                                     Qual a causa da depressão?
Disfunção no organismo, estresse, má alimentação, uso de drogas, reação a um fato decorrente como, morte, doença, término de um namoro ou casamento, noivado, emprego, traumas do passado, perdas de bens materiais.
                                                   
                                                       Sintomas da depressão.
tristeza profunda, melancolia, sentimento de morte,falta de apetite,pessimismo, dor no peito, desânimo, desaparecimento do sono.

.


                                        O servo de Deus pode ter depressão?
JÓ era um grande servo de Deus, era rico e feliz.  Ferido primeiro nos seus bens e nos seus filhos ( 1.  6,19 ).


Por que não morri ao deixar o ventre materno, ou perecer  ao sair das entranhas (J ó - 3,11).

                                                             Como vencer a depressão ?
Não se entregar a depressão, não ficar parada, fazer uma boa caminhada. 
Vá a um grupo de oração. Não e fácil  orar quando se     esta  com depressão. Na minha angustia  invoquei  o senhor,  gritei para meu Deus: Do seu templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor em sua presença chegou aos seus ouvidos ( Salmo- 17,7).
  vá a missa, receba o corpo e o sangue de Cristo, peça  a cura da depressão.
Como alimento corporal, serve para restaurar a perda das forças(Cat, 1394).
Deus nos quer sãos do corpo, alma e espírito. Pois eu sou o senhor que te curo. (Êxodo- 15,26). O senhor é minha luz e a minha salvação a quem temerei? O  Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo ? ( Salmo 26,1).Assista a Canção nova ou pela antena parabólica  TV Século vinte e um.
 Faça uma boa confissão. Procure um terapeuta cristão.

                                                      Oração
Pai, em nome de Jesus Cristo  e no poder do espírito Santo te peço a cura
de todos  que estão    sofrendo por causa da depressão, nada é impossível
para ti, Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a  água, estarei contigo. Eos rios não te submergirão (Is 43, 1b- 2a).