domingo, 26 de fevereiro de 2012

O amor de Deus liberta

                                          
                                                         

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A perfeita consagraçção a Jesus Cristo


                                                   



Em que consiste a perfeita consagração a Jesus Cristo, pelas mãos  de Maria propugnada por São Luís Maria Grignion de Monforte?A resposta no-la dá o próprio Santo.

A  mas perfeita devoção é aquela pela qual   conformados, unidos e consagramos, mais  perfeitamente  a Jesus  Cristo,  pois toda a  nossa  perfeição  consiste  em sermos  conformados, unidos e consagrados  a ele. Ora, pois  que Maria é de todas  as criaturas, a mais conforme   Jesus Cristo, seque  daí  que, de todas  as devoções, a que  mais consagra e conforme, uma alma a nosso Senhor é a devoção à Santíssima Virgem, sua santa mãe, e que quanto  mais uma alma se consagrar  a Maria, mais consagrada estará a Jesus Cristo.
Eis por  que a perfeita  consagração a Jesus Cristo nada mais é que uma perfeita e inteira  consagração a Jesus Cristo nada mais é que perfeita e inteira consagração à santíssima Virgem,e  nisto consiste a devoção que eu ensino, ou, por outra uma perfeita renovação dos votos e promessas do santo  batismo.
Esta devoção consiste, portanto, em entregar- se inteiramente à santíssima Virgem,a fim de, por ela, pertencer inteiramente   a Jesus Cristo.
É  preciso dar-lhe:1° nosso corpo com todos os seus membros e sentidos, 2° nossa alma com todas as suas
potências;  nossos bens exteriores, que chamamos de fortuna, presentes e futuros ; nossos bens interiores e espirituais, que são nossos méritos, nossas virtudes e nossas boas obras passadas presentes e futuras . Numa palavra, tudo que temos na ordem da graça, tudo que no porvir, poderemos ter na ordem da natureza, da graça e da gloria, e isto sem nenhuma reserva , sem a reserva de um real , de um cabelo,da menor boa ação, para toda a eternidade, sem prender e nem esperar a mínima recompensa sua oferenda e de seu serviço, a não ser a honra de pertencer a Jesus Cristo por ela e  Ela, mesmo que esta amável Senhora, como e sempre, a mais liberal e reconhecida das criaturas.
Importa notar, aqui, duas coisas que há  nas boas obras que fazemos,a saber: a satisfatório ou imperativo e o valor meritório. 
O valor satisfatório ou impetratório  duma boa obra é uma boa ação na medida em que satisfaz a pena devida pelo pecado, ou em que obtém alguma nova graça, o valor meritório ou o mérito é uma boa ação , em quanto merece a graça, e a gloria eterna.
Ora, nesta  consagração e nós mesmo à Santíssima Virgem, nós lhe damos todo o valor satisfatório, impetratório, e meritório, ou por outra, as satisfações os méritos  de todas as nossas boas obras: damos-lhe nossos méritos, nossas graças e    nossas  virtudes, não para comunicá-los a outrem(por-que nossos méritos, graças e virtudes propriamente falando, são incomunicáveis; só Jesus Cristo , fazendo-se  nosso penhor diante de seu pai pôde comunicar-nos  seus méritos) , mas para no-los conservar,aumentar e encarecer, como diremos ainda. ( Cf. n.14,ss). Damos -lhe  nossas satisfações para que ela as comunique a quem bem lhe  pareça e para maior  glória de Deus. Daí seque 1° que,por esta devoção , damos a Jesus Cristo , do modo mais perfeito, pois que o fazemos pelas mãos de Maria , tudo que lhe podemos  dar,e muito mais que por outras devoções, pelas quais lhe damos  uma parte de nosso tempo ou de nossas boas obras, ou uma parte de nossas satisfações e mortificações. Aqui  damos e consagramos tudo,até o direito de dispor dos bens interiores,e as satisfações que ganhamos  por nossas boas obras, dia a dia: e isto não se faz nem mesmo uma ordem religiosa.
Nestas, consagram-se a Deus os bens de fortuna  pelo voto de pobreza,os  bens de corpo pelo voto de castidade, a vontade própria pelo voto de obediência, e, à  vezes, a liberdade  do corpo pelo voto de de clausura. Não se lhe dá, porém, a liberdade ou o direito que temos de dispor de nossas boas obras, nem se renuncia  tanto como se pode ao que o cristão tem de mais precioso e caro: seus méritos e satisfações.


2° uma pessoa,que assim voluntariamente se consagrou e sacrificou a Jesus Cristo por Maria, já  no pode dispor de de valor de nenhuma de suas boas ações.Tudo que sofre,tudo que pensa, diz e faz de bem pertencê a Maria, para que ela de tudo disponha conforme a vontade e para maior glória de seu filho,sem que, entretanto,esta dependência prejudique  de modo algum as obrigações  de estado no qual esteja presentemente, ou venha a estar no futuro: por exemplo, as obrigações de um sacerdote que, por dever de ofício ou por outro motivo, deve aplicar o valor satisfatório e impetratório da Santa Missa a um particular; pois não se faz esta oferta a não ser conforme a ordem de Deus e os deveres  de estado.
3° A consagração é feita conjuntamente á Santíssima Virgem e a Jesus Cristo; á Santíssima Virgem como meio perfeito que Jesus Cristo escolheu para se unir a nós e nós a ele e a nosso Senhor como o nosso fim último,ao qual devemos tudo o que somos, como a nosso redentor e nosso Deus.

(São LUÍS Maria de Monforte. tratado a verdadeira Devoção á santíssima Virgem ). Arautos do Evangelho.