sábado, 24 de dezembro de 2011

A CURA DO SERVO DO CENTURIÃO



MATEUS- 8.5,1O
                                                                            
                                                                             
                                                                      



                                        
 A conversão dos pagãos, nos primeiros decénios da Igreja,constituiu um serio; um serio problema; alguns imbuídos de ideias judaicas,pretendiam que, para receber o batismo os pagãos tinha que passar pelo judaísmo, fazendo-se circuncidar. Mas  a revelação permitira superar esse óbice  e os pagãos convertidos serão acolhidos na Igreja  sem o peso da lei mosaica. Com esta cura Jesus deita  uma semente que se desenvolverá  quando
o oficial , temente a Deus, receber o dom do espírito santo(.10,44-48).
V- 5. Quando Jesus entrou em cafarnaum , um centurião aproximou-se suplicando.
cafarnaum-Fica    a cerca de 35 km de Nazaré. Cafarnaum e o centro da atividade de Jesus na Galileia. Mateus 4,13 afirma que jesus na Galileia havia estabelecido sua residência em cafarnaum e em Mateus 9,1, ela e  chamada de sua cidade.
Jesus deu inicio ao seu ministério público, ensinando na sinagoga aos sábados (Marcos.1,23 ; Lucas 4,31). Foi em cafarnaum que ele curou o paralítico.
centurião- oficial comandante de cem homens. Ele ouviu falar dos milagres que  Jesus estava realizando ou pode também ele ter escutado Uma pregação de Jesus .
impulsionado pela fé no seu coração , ele vai ate a Jesus. A fé e a certeza que Deus vai agir conforme suas promessas.
V -6. Senhor o meu criado esta de cama , la em casa paralisado e sofrendo demais . Quando o centurião encontra -se com Jesus ele o chama de senhor.
No antigo testamento o titulo de senhor era reservado exclusivamente a Deus.
Ao ser aplicado a Jesus. afirma de forma eminente ,firma de forma muito eminente seu carater divino . confessar Jesus como senhor e crer na sua sua  divindade. o centurião reconhece a supremacia de Jesus sobre a sua vida
Ele respondeu : vou cura-lo . Jesus e maravilhoso ele cura, ele salva , ele liberta. Jesus te ama meu irmão, ele morreu na cruz para te salvar, você e amado de Deus.
V.8 Mas o centurião respondeu eu não sou digno de te receber-te sob meu teto  basta uma palavra e o meu servo será curado. O oficial sabe que Jesus que um judeu não pôde entrar na casa de um pagão.Se fosse preciso Jesus entraria na casa do oficial . jesus não veio chamar os justos mas os pecadores.
V. 9- Pois eu também sou subalterno e tenho soldados sob meu comando , e quando digo a um vai ele vai , e a outro vem ! ele vem;e quando digo ao meu servo:faz isto,ele o faz.
Ele faz subtender , A vos que será  senhor do mundo bastará mandar  doença e ela desaparecera .
Nem mesmo em Israel: o oficial mostra uma fé superior a dos filhos de Abraão .
V.10- Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse: aos que acompanhavam, em verdade , vos digo e  ninguém em Israel encontrei tanta fé.
Essa fé que jesus desde o principio da sua atividade (Marcos. 1,15 ) e que ele continuara a requerer sempre.
Jesus exige sobretudo por ocasião dos seus milagres( Mateus 17,20).
 Orá sem fé e impossível a agradar a Deus, pois pois para se achegar a ele e necessário que se crer primeiro que ele existe que e recompensa aos que procuram ( Hebreus.11,6).
A fé no mundo de hoje é um grande desafio, pois muitos só crêem em si mesmo, nas suas próprias capacidades, nos seus  próprios talentos , no seu dinheiro , nos seus planos, nas coisas que são palpaveis concretas.
V.11- Mas eu vos digo que muitos do oriente e do ocidente e se assentarão à mesa do reino de Deus no reino dos céus com Abraão e Jaco. 12 .enquanto aos filhos do reino,serão postos para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.
Enquanto os filhos do reino. Os judeus herdeiros naturais da promessas. Aqueles dentre eles não creram no Cristo verão os gentios tomarem seus lugares.
V. 13- Em seguida disse ao centurião vai! como creste, assim te seja feito! naquela mesma hora o criado ficou são.Jesus diz para nos se creres, veras a gloria de Deus.(João. 11, 40).
             Oração- Senhor,Jesus eu  não sou digno, mas eu creio basta  
 uma   palavra e a cura vai acontecer. Senhor nosso Deus e nosso pai. nesse momento eu te apresento os nossos irmãos internautas e suas famílias, te entrego cada realidade, e cada história,te pedimos que assim como o senhor realizou uma obra de cura na vida do servo do centurião manifesta o seu poder na vida dos irmãos, cura de toda enfermidade do corpo da alma e do espírito.  (colaboração no texto irmãos Adinam e Lili).  
                                       

domingo, 4 de dezembro de 2011

JESUS O BOM PASTOR

A imagem do bom pastor que conduz e protege o seu povo fora aplicada  a Deus ( salmo 23, 1).
A figura do bom pastor e aplicada a Jesus, que por ele, quer por outro. A sua própria missão como  primeira missão dos seus discípulos são exclusivamente.
As ovelhas perdidas da casa de Israel.As ovelhas são o povo em geral.
 Eu tenho na minha casa um quadro do bom pastor, o que me chama muito a minha atenção no quadro  o pastor  esta a frente das suas ovelhas.
Jesus vai a nossa frente e nos vamos seguindo os seus passos.
O bom pastor ele não só olha  mas toma conta  das suas ovelhas. Jesus  O bom pastor   cuida de nos. As vezes por causa de uma provação que nos estamos passando na nossa vida, nos achamos que ele nos abandonou. No mundo tereis aflições. mas tenha coragem! eu venci o mundo (João. 16,33).
 O bom pastor da a vida pelas suas ovelhas.
Como Moisés  levantou a serpente no deserto assim será levantado o filho do homem ,a fim de que todo o que nele crê tenha vida eterna( João 3, 14s).
 Serpentes venenosas começaram a picar o povo que estava no deserto por causa da desobediência, muitas pessoas morreram. Moisés intercedeu pelo povo. Deus que é misericordioso responde o clamor de Moisés, e manda ele fazer uma serpente de bronze e pede para ele colocar sobre um poste. quando alguém era mordido pela serpente e olhava para a serpente era curado (números   21. 4s ). Se uma serpente era capaz de curar todos aqueles que olhava para ela. Quanto mas nos olharmos para o sacrifício de na cruz.

 O bom pastor morreu na cruz para nos salvar. Ele morreu a nossa morte para vivermos a sua vida. Deus mostra todo o alcance do seu amor,e sobre o homem, mostrando o projeto do amor de Deus.
                                            

          O bom pastor conhece as suas ovelhas.
Jesus,  aparece a Maria Madalena aquela aquela que o procura. Então, Jesus falou: Maria! Ela voltou- se e exclamou, em hebraico : rabûni  que quer dizer:mestre ( João 20.16).
Como se processou o reconhecimento? pelo chamado do nome. As ovelhas escutam a voz do pastor que as chama pelo nome.Não tenhas medo que fui eu quem te resgatou, chamei pelo próprio nome, tu és meu.Deus te chama pelo próprio nome . Ele tem o seu nome gravado  na palma de sua mão As  ovelhas
conhece o pastor. (Conhecer na língua grega ginôsco).É ter intimidade, e saber, ter consciência. Maria Madalena teve verdadeiramente um encontro pessoal com Jesus ressuscitado, que mudou a sua vida para sempre. O seu coração encheu de paz e alegria.
          Tenho ainda outras ovelhas que não são desse redil,também devo conduzir e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho  e um só pastor( João 10,16). Você ainda que não pertence ao redil do bom pastor , abra a porta do seu coração e deixa Jesus entrar. Entregue o seu caminho a Deus.
O bom pastor quer curar as nossas feridas
Venho senhor hoje te pedir a cura das minhas lembranças tudo que vive e ficou guardado no meu inconsciente e que me tem atormentado. Tu me conhece sabe a causa de cada problema que trago em meu interior.
Vem Jesus cura  estas lembranças, os momentos que me senti rejeitado, desanimado, ignorado cura-me de todo sentimento de ódio rancor,magoa,e falta de perdão e que muitas das  vezes,se refletem em meu corpo causando dores e enfermidades físicas.Dos momentos trago em minha mente,só tu pode curar! por isso te peço lava a minha mente  no teu sangue.